top of page

Clareamento dentário

Clareamento dentário

Um bonito sorriso ajuda no relacionamento social, traz ao paciente uma aparência mais jovem e ajuda na estética geral do individuo. O clareamento dental é uma das principais opções que o dentista tem para melhorar a estética e até a auto-estima das pessoas. Um sorriso mais branco mascara possíveis defeitos e traz uma impressão de limpeza.
O clareamento dental tem como objetivo trazer a possível cor original do dente. Existem vários fatores que podem alterar a cor dos dentes:consumo excessivo de café, refrigerantes de cola, chás, vinho tinto, alimentos com corantes artificiais, antibióticos, tabaco, fluorose e alguns tipos de tratamentos de canal. A idade do paciente também pode ser relacionada como uma das responsáveis pelo escurecimento dentário. 
Hoje em dia, existem várias técnicas que podem combater esse escurecimento. O clareamento pode ser feito através do laser ou de aplicações de um produto clareador. Certas manchas podem ser removidas com jato de bicarbonato de sódio no consultório dentário.
Em média o clareamento com laser pode ser feito em uma ou duas sessões, e o de moldeiras umas três semanas.

 

Dente amarronzado ou amarelado, que sofreu trauma e /ou tem canal tratado, pode ser clareado com a aplicação de peróxido de hidrogênio, um dos produtos clareadores, e exposto ao laser. O dentista pode recomendar também, que o tratamento seja feito lentamente. Neste caso o paciente será instruído a aplicar os produtos clareadores, em uma moldeira extremamente bem adaptada à arcada dentária e permanecer com a mesma pelo tempo orientado. 
Todos os produtos clareadores podem causar problemas graves se não forem ministrados com responsabilidade, portanto, a orientação de um profissional é muito necessária. De modo geral, o clareamento dental é um tratamento rápido e tem pouca recidiva a cor inicial. O branqueamento em ambas as técnicas promove uma cor uniforme em todos os dentes, diminuindo manchas escuras e até mesmo as manchas brancas. Restaurações e próteses não podem ser clareadas, já que o laser e os produtos clareadores só agem no esmalte natural do dente. Para recuperar próteses e restaurações com problemas de cor, a solução é trocá-las.
O tratamento pode ser feito em pacientes a partir dos 12 anos, assim que já se encontrem todos os dentes permanentes na boca e não há restrição máxima de idade. 
A indicação do clareamento dentário deve ser feita quando o paciente é portador de saúde bucal, não havendo caries, dentes abertos, retrações gengivais, doenças periodontais e outros.
A colaboração do paciente é primordial para o sucesso do tratamento.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Rua Costa Pereira 3 - Tijuca, RJ

tel: 021-3904-4844

​

Rafael Duarte CRO-RJ 31317

bottom of page